terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Os cartões corporativos....

Bem, o assunto dos escândalos envolvendo os cartões corporativos do setor público é a bola da vez no item crise política brasileira de tempos em tempos. Parece inovação no lançamento de produtos de tecnologia: de semana em semana, uma novidade! rs

Dentro dos cernes da Administração Financeira, um dos seus principais papéis, se bem executado dentro das instituições, sejam elas privadas ou públicas, é garantir, entre outros muitos assuntos, o controle de recursos da empresa, avaliações e monitoramento de investimentos e um item que aqui quero destacar: utilizar como ferramenta gerencial para decisões sobre os eventos econômicos de responsabilidade dos gestores operacionais.

Ou seja, entra aí a responsabilidade dos executivos e comprometimento com as metas e objetivos planejados para gerenciar onde e como utilizar o dinheiro. Entra em ação também, o papel do departamento de controladoria, que tem função de checar se os orçamentos estão sendo cumpridos e monitoria ação por ação da utilização do crédito disponibilizado, desde a compra de um simples parafuso até bens como barcos e aviões.

Infelizmente, como estamos notando, tanto no cenário político, quanto no privado, pessoas não tão bem intencionadas comentem o deslize de utilizar uma oportunidade de demonstrar controle pleno na gestão de recursos, de forma ilícita ao que se foi proposto e delegado.

É, infelizmente, temos que nos preocupar muito com isso. Os mais antigos dizem: “o que engorda o boi são os olhos do dono”. Se fizermos uma comparação metafórica com uma torneira que pinga uma gota no intervalo de 5 segundos, representa mais de 20 litros de água desperdiçados em apenas um dia. Então amigos, a gestão e administração financeira tem que ser exercida com plena performance, para facilitar a descentralização dos processos, mas que depende da seleção de bons profissionais e políticas motivacionais eficazes.

Falamos em breve!

Nenhum comentário: