sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Sell-in e Sell-out.... o que são?

Caros,

Ontem de noite a nossa colega de sala, Rosangela, me questionou sobre o que seriam os termos "sell-in" e "sell-out". Como em nossa profissão existem muitos termos técnicos, em outras línguas, que ora são uma coisa, ora são outra, decidi pesquisar.

Pois bem, é mais fácil do que imaginávamos. sell-in significa venda ao consumidor final, sell-out significa venda ao canal de distribuição.

Até!

26 comentários:

Moreno disse...

Caro professor, longe de mim querer saber mais que o sr., e se entendi direito, talvez tenha uma inversão na sua colocação. Atuo na area de vendas há 12 anos e pelo meu ponto de vista, resumidamente, "sell-in" é a introdução do produto no ponto de venda e "sell-out" é venda do produto pelo ponto de venda, ou seja, a saida. Tanto na relação distribuidor-pdv ou pdv-consumidor final.

jozias castro disse...

CONCORDO COM SUA OBSERVAÇÃO FAZ SENTIDO SIM

Allan disse...

Srs,

Estou com a mesma dúvida e como trabalho diretamente para uma montadora que utiliza os termos, tive a resposta conforme postado pelo nosso colega "Moreno". Gostaria de uma posição do prof. para eliminarmos de vez essa dúvida.

ADM BLOG disse...

Olá, sou profissional da área de marketing e realmente acho que o Prof. se enganou, o colega Moreno tem razão na sua colocação.
Sell in é o esforço que a indústria faz para vender seus produtos (para distribuidores ou varejistas) e o Sell out o esforço feito pelo varejo ou atacado para a venda dos produtos. Abraços a todos.

Matheus disse...

Na minha opinião e de acordo com a minha empresa a colocação do professor está correta.

Por exemplo, quando a minha empresa compra os produtos do fabricante e eles dão entrada nos CDLs, chamamos de Sell-Out, onde os materiais entram em um depósito e depois redistribuídos para cada canal de vendas conforme planejamento e necessidades.

Quando a minha empresa fatura e vende ao cliente final ou parceiros que fará a venda para o cliente final, chamamos de Sell-in.

Se refere a uma multinacional no ramo de telefonia que compra de fabricantes de celulares e revende aos clientes PF e PJ.

jozias disse...

sell in e a introducao do produto
sell out e a venda do produto ao consumidor final

franklyn disse...

tentei tirar uma duvida mas foi pior,fiquei mais confuso ainda

Anne Elizabeth disse...

Hoje foi a primeira vez que tive contato com este termo; não sabendo do que se tratava, resolvi pesquisar e encontrei um artigo muito interessante. De acordo com o artigo, Selling-out é o esforço feito pelas indústrias para aumentar as vendas para o varejo, enquanto que selling-in é o esforço varejista para aumentar as vendas para o consumidor final. Confira no link: http://www.portaldapropaganda.com/marketing/reimar/2007/09/0001

esquina disse...

Ta totalmente errado isso, as colocações estão invertidas.

elaine_abrante disse...

Olá pessoal!

Trabalho na área comercial há 11 anos e mais precisamente com os termos "sell in" e "sell out". Posso afirmar com absoluta certeza que no ramo de alimentos Sell In signifca a introdução do produto no PDV e Sell Out a saída do PDV para o consumidor final.

Abraços!

Fabio disse...

Olá pessoal!

Fiz um curso recentemente na ESPM, e realmente o professor se equivocou:

Sell-in (Venda para dentro): A indústria introduz o produto no varejo (PDV).

Sell-out (Venda para Fora): O varejo vendendo pro consumidor final.

Fábio Paiva

Ricardo disse...

Eita porfessor, nunca quero ter aula com o senhor. Você está muito errado.
Sell-in. venda da industria para o comerciante, independente se é varejo, atacado, distribuidor. (ponto)
Sell-ont. Venda dos pordutos que o sell-in fez para os canais mencionados (varejo, atacado, Distribuidor) não necessariamente precisa ser para o consumudor final.

Cláudio disse...

Ricardo.

Pq vc não qeur ter aula com esse professor? Você deu a mesma definição de Sell In e Sell Out que o professor. Preste atenção na sua resposta e na resposta do professor.

lopes disse...

Marcio preste atenção, o moreno está certo pelo pouco que sei, e você não prestou atenção direito nas duas resposta. leia novamente e reflita.
ass: celso a lopes

Contato disse...

Bom dia!

Selling. = Vender.
Selling In. = Vender dentro.
Selling Out. = Vender para fora.

Selling In. (Vender da empresa para o canal.)
Selling Out. = (Vender do canal para seus clientes.)

Todas as pesquisas realizadas chegam a este denominador.

Muito interessante entender o significado de cada palavra isoladamente, ajuda muito.

Abraços
Adri

Pensador disse...

Mercadólogo_AM, concordo com o "contato", faço minhas palavras as suas...

Prof. JDuarte disse...

Pessoal, entender o significado das palavras não é a mesma coisa que entender o termo, a expressão ou o conceito (principalmente em Inglês).
Sell in, realmente pode significar a venda entre operadores da cadeia de distribuição(B2B). Por outro lado, nesse momento a VENDA ainda está FORA do ambiente de consumo (B2C), portanto, pode ser considerada Sell Out. Ok?
Como pudemos perceber pelos comentários dos profissionais da área, não há consenso, portanto, não há certo ou errado, é preciso apenas, quando for usar o termo, ratificar o entendimento com o interlocutor.

Edu@flu disse...

J Duarte, melhor definição.

Roberto Zuccolo disse...

Vich, q confusão!
Antes de mais nada, creio que os termos podem ter diferentes definições, dependendo da indústria e do ponto da cadeia em que vc estiver inserido, mas de forma geral:
Sell-in é quando o fabricante vende seus produtos para um canal indireto sem que esteja confirmada a revenda do produto para o cliente final que fará uso dos produtos.
O sell-out acontecerá apenas quando o produto for comercializado para o cliente final.

Sergio Lage Carvalho disse...

Sou professor na area de varejo e sell in é a venda dentro dos canais de distribuição, também podendo ser chamada de sell through, quando a cadeia distributiva é um pouco mais extensa, em geral da industria para o grande varejo (wholesale) chamamos sell in e o sell out é a venda do varejista ao shopper. Não podemos relativizar tanto assim como querem alguns...
sergio lage

Sergio Lage Carvalho disse...

Recomendo a leitura:

http://practicalstockinvesting.com/category/vocabulary/sell-in-and-sell-through/

ANDRE ALLAN disse...

Li tudo que comentaram a respeito desse assunto... Todos estão um pouco enganados a respeito de "sell in" e "sell Out".
Termo é usado basicamente na Logística, no Compras e no Marketing. Esclarecendo: na Logística os termos são usados para designar produtos que entram em linha na cadeia mercadológica(sell in) e produtos que saem dessa mesma (sell out, usados como termos subjetivos. No marketing e nas operações de compras, os termos são usados para, quando um fornecedor ou distribuidor "paga" para introduzir um produto e uma determinada região através de uma rede de varejo (paga para vender!!), usando termo literal do inglês,"sell in" ( meio que "pagar pra entrar"),quando em operações de compras, geralmente em produtos com validade à vencer, trata-se de um acordo entre o fornecedor e o varejista em que, em vez de recolher todos os produtos antes da data limite de validade,o "vendedor paga,por meio de rebaixa do preço" uma certa quantia por cada produto vendido em um período de tempo, isso gera um Sell out,(parecido com "pagar para sair")

Repositor de Loja Sênior:Rede Bistek-SC

Osvaldo Barreto disse...

Sell in quando a empresa vende produtos para outra empresa realizar o sell out venda para outras revendas varejistas ou Consumidor final etc......

Davi Sérgio disse...

Trabalhei em uma empresa que se chamava selling out, o que consistia em colocar promotores dentro de grandes redes de mercado, para fazer girar o produto, ou seja, estimular a compra do consumidor final.
E por mais de 9 anos trabalhei em uma multinacional líder do ramo de tabacos, que o termo era usado da seguinte forma:
Selling in - o vendedor vende para o canal de distribuição (Bares, supermercados, tabacarias, etc);
Selling out - Este canal de distribuição vende para o consumidor final. (O fumante)
Ou seja você fazer o selling in não quer dizer que você já vendeu e o produto girou, muitas vezes os fornecedores necessitam fazer ações de marketing para este produto chegar ao consumidor final (selling out), fazendo promoções, brindes descontos , etc.
Dúvidas podem entrar em contato pelo e-mail davi.sergio@ig.com.br

Davi Sérgio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Celso Feitosa disse...


O Repositor de Loja Sênior: André Allan,
Acertou, o fornecedor banca a rebaixa de preço por produto caso ele precise ser escoado rapidamente , seja por vencimento próximo ou por estar com as vendas paradas , porque um outro produto similar está com preço inferior.
Ex. A cerveja com margem de lucro você tem que vender ao consumidor final a R$2,00
Se ela estiver vencendo e vc tenha que abaixar o preço para vendê-la rápido por R$1,50
O fornecedor paga os R$0,50 que seria sua margem de lucro .
Ou se a concorrência está vendendo no custo, R$1,50 e vc tenha que comprar para vender também a R$1,50 porque se não vai encalhar a R$2,00 , o fornecedor paga a diferença ! Trabalho com Unilever Ambev Coca cola e é essa a regra do sell-out

ANDRE ALLAN disse...
Li tudo que comentaram a respeito desse assunto... Todos estão um pouco enganados a respeito de "sell in" e "sell Out".
Termo é usado basicamente na Logística, no Compras e no Marketing. Esclarecendo: na Logística os termos são usados para designar produtos que entram em linha na cadeia mercadológica(sell in) e produtos que saem dessa mesma (sell out, usados como termos subjetivos. No marketing e nas operações de compras, os termos são usados para, quando um fornecedor ou distribuidor "paga" para introduzir um produto e uma determinada região através de uma rede de varejo (paga para vender!!), usando termo literal do inglês,"sell in" ( meio que "pagar pra entrar"),quando em operações de compras, geralmente em produtos com validade à vencer, trata-se de um acordo entre o fornecedor e o varejista em que, em vez de recolher todos os produtos antes da data limite de validade,o "vendedor paga,por meio de rebaixa do preço" uma certa quantia por cada produto vendido em um período de tempo, isso gera um Sell out,(parecido com "pagar para sair")

Repositor de Loja Sênior:Rede Bistek-SC